quarta-feira, 27 de março de 2013

Respeitável público:


Hoje no Brasil é comemorado o dia do Circo, quando eu era criança ficava curiosa com os pequenos circos que apareciam na cidade que morava, fui algumas vezes. Quando mais velha ficava imaginando a vida sofrida de viajantes que eles levam, e mesmo assim trazem alegria aos amantes do circo. Hoje em dia penso que se estão lá é por que amam o que fazem, e por isso é contagiante a alegria que proporcionam.

Para fins de curiosidade capturei um texto do site Terra, sobre o pq os palhaços pintam o rosto.

“Por que os palhaços pintam o rosto?

Um das profissões mais antigas do mundo é difícil afirmar com exatidão quando surgiram os primeiros palhaços. O certo é que, com mudança de uma cultura para outra, o palhaço esteve presente em diferentes culturas ao redor do mundo. Há indícios de que já houvesse palhaços atuando como bobos da corte no Egito, por volta de 2.500 a.C.. Nas antigas dinastias chinesas, havia os lubyet, assessores de príncipes e princesas que tinham a função de divertir os soberanos. Muitas tribos nativas americanas possuíam personagens semelhantes aos palhaços, e que exerciam um importante papel social, sendo muitas vezes creditados a eles poderes sobrenaturais.
O hábito de pintar o rosto teria surgido nos teatros da Grécia Antiga, há mais de 2 mil anos. Naquela época, os atores pintavam o rosto de branco para que o público pudesse enxerga-los melhor. Já a palavra palhaço vem do termo italiano “pagliaccio”, que faz referência à palha com que os artistas recheavam suas roupas para dar-lhes um aspecto mais cômico e protege-los das constantes quedas que sofriam durante os espetáculos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário